Wednesday, December 20, 2006

Histórias do pessoal de letras

Acho que toda a gente devia aprender a falar e escrever correctamente na sua língua-mãe, no caso de portugal, o português de Portugal. Acho mesmo que deveria ser uma das disciplinas escolares a que se desse mais ênfase e que, mesmo nos exames de outras disciplinas, na escola e nas faculdades, o português devia ser avaliado.

Mas também penso o mesmo de algumas disciplinas «técnicas». A matemática é uma delas. Trata-se da base do raciocínio lógico que falta a tanta gente! Ensiná-la mais e, sobretudo, melhor! Outras matérias que deviam fazer parte da cultura geral são, inevitavelmente, a química e a física (ter uma ideia de que é feito e como funciona este mundo) e a biologia (a vida, pá, todos fazemos parte dela!).

Senão, acontecem coisas destas. O meu padrasto muito chocado, quando lhe disse que, depois de se abrir um leite pasteurizado, já havia bactérias lá dentro. Há uns tempos a minha irmã, com uns 16 anos, a descobrir que um frango (guisado) só tinha 2 pernas, e não 4 (ok, aprender a cozinhar também teria ajudado). Finalmente, a mesma um destes dias a chamar-me em pânico para expulsar um bicho do quarto dela: «pá, é uma aranha, mas voa!» (wow).

Nós também tentamos falar e escrever correctamente, pá... Cultura geral, amigos, aprendam alguma coisa...

2 Comments:

Blogger eu mesma said...

ó pá, tens toda a razão pá.... E eu que dou tantas calinadas (mais uma palavra a tua lista das palavras de eu uso...LOL)

1:05 PM  
Blogger Resmunga said...

Perfeitamente bom português, «calinadas»! Tu até tens um léxico bem desenvolvido...

2:09 PM  

Post a Comment

<< Home