Sunday, December 17, 2006

Manias psicótico-depressivas

Várias manias tem este simpático povo que é o português. Mania de deixar tudo para a última da hora, mania do desenrasca, mania de só visitar sítios célebres por alguma confecção da gastronomia local, mania de se meter na vida dos outros... tantas, enfim! E também a mania das depressões. O que é muito curioso. Os próprios portugueses costumam ter a mania (aí está) de que nos países nórdicos, ai, lá o clima é tão frio, o sol é tão pouco, eles lá devem andar sempre todos deprimidos, já nós não, nós cá somos gente alegre... No entanto, de todas as pessoas que conheci melhor cá em Portugal uns 70% devem ter alguma tendência para ficarem «deprimidos». Quer dizer... gostam de pensar (e sobretudo, dizer!) que têm depressões, isso sempre que algum problema lhes aparece.

Ora! Se temos um problema, é normal ficarmos furiosos, cansados, frustrados, fartos de tudo, até é normal ficarmos temporariamente desesperados até o cérebro reagir, agora, depressões não são normais. As verdadeiras são sintoma de doenças. As outras, as mais banais, aquelas dos 70%, essas são simplesmente birras. Recusa de aceitar a realidade, de fazer alguma coisa para a mudar e de esperar que as coisas melhorem. Uma não-solução. E um doentio prazer masoquista de ficar deitado de papo para o ar em autocomiseração, não atendendo as chamadas para que a impressão de que ninguém gosta de nós fique mesmo convincente.

Irrita-me muito ouvir pessoas jovens, saudáveis, inteligentes, eruditas, comprovadamente competentes e rodeadas de amigos e família dizerem que estão deprimidas. Tentem não ir por esse caminho!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home